Alinhado com uma tendência mundial, o "Diário" passou a adotar, a partir desta quinta-feira, um sistema de cobrança pelo acesso ao seu conteúdo digital. A iniciativa tem o objetivo de manter e reforçar seu alto padrão de jornalismo, suas inovações e seu constante aprimoramento. Também valoriza os assinantes da edição impressa que recebem todas as edições da semana.
O modelo escolhido é inspirado na tendência que se popularizou com o The New York Times em 2011 e passou a ser seguida por centenas de publicações no Brasil e no Exterior.
Os assinantes da modalidade completa (todas as edições) da versão impressa ou da modalidade digital têm acesso ilimitado no site e aplicativos.
Conhecido como um modelo poroso - por não ser rígido -, o sistema não impõe uma barreira à leitura logo no início da navegação. Por isso, quem não é assinante poderá ler até 20 matérias por mês no diariosm.com.br.
Esse modelo aponta um caminho aos veículos que desejam continuar investindo em jornalismo de qualidade, mas enfrentam os dilemas de um mundo digital em que nem sempre a receita de anúncio publicitário cobre os custos de produção.
O sistema de cobrança por número de matérias mensais mantém a alta audiência das seções mais visitadas - como as capas do site - e estimula a assinatura dos leitores que buscam frequência de informação qualificada e de conteúdo local aprofundado.
:: Tire suas dúvidas sobre o acesso digital
:: Saiba como assinar o Diário clicando aqui ou pelo telefone (55) 3220-1818
Aplicativos serão reformulados
A leitura do Diário de Santa Maria nos smartphones e tablets também muda. O novo app vai unir a identidade visual do papel com a visão editorial e a atualização constante do diariosm.com.br. Assinante ou não, o leitor poderá ver os assuntos mais relevantes do momento na capa e contracapa do aplicativo. Notícias e galerias são exclusivas para assinantes.
O novo aplicativo, que estará disponível na App Store ou na Google Play, oferece uma atualização mais rápida.
Além do layout, a edição impressa estará disponível na versão digital, o que vai tornar possível folhear virtualmente o jornal com o mesmo layout do impresso. Os leitores continuam contando com a edição impressa no aplicativo. Assinantes logados podem baixar as edições diariamente, e não assinantes podem comprar cada edição individualmente. O flip, como é chamada essa versão, também estará disponível no site do Diário.
Mais novidades
A partir desta quinta-feira, seis novos blogs serão lançados no site com a intenção de trazer serviço e opinião de qualidade. Hoje, estreia o blog Leitor Reclama, um espaço que os leitores terão para divulgar problemas do cotidiano, como buracos de rua, esgoto a céu aberto, terrenos abandonados etc. Na sexta, será lançado o blog SOS Saúde, onde os internautas poderão relatar os problemas que sofrem com atendimentos de saúde na região. No sábado, a coluna da revista MIX Stagione ganha um blog no site para falar de moda. Outro blog estreia no sábado, o Qual é a boa?, com a programação de festas, exposições e cinemas em Santa Maria. Na próxima segunda, o blog Contracheque traz dicas de como melhorar as finanças em sua casa. O último blog a estrear será o blog Deni Zolin, com a opinião do colunista da Página 2 do Diário sobre vários assuntos da cidade.
Outra novidade do site do Diário é o lançamento de pelo menos um produto exclusivo para o site a cada mês, além de mudanças nos processos da redação, visando dar mais qualidade e agilidade ao conteúdo produzido "